Notícias

Delegacia da Receita Federal de Guarulhos participa do lançamento da campanha de destinação do Imposto de Renda

25/03/2020 - 16:45

Na última quinta-feira, 12 de março, aconteceu no auditório da FIG/Unimesp evento sobre a Destinação de parcela do Imposto de Renda da Pessoa Física para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad) e para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMDPI).

O evento foi promovido pela FIG/Unimesp em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento de Guarulhos (Codemgru) e com o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindicont-SP).

O evento contou com a participação de diversas autoridades, como o reitor acadêmico da Instituição, professor Gimenez, o vice-prefeito e secretário-executivo do Codemgru, Alexandre Zeitune, o presidente do Sindicont-SP, Geraldo Carlos Lima, além do delegado regional do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SP) em Guarulhos, Raphael Guelfi Troiano.

A palestra foi realizada pelo representante local da Delegacia da Receita Federal de Guarulhos para atividades de Cidadania Fiscal, técnico do Seguro Social Marcos Gregório Borges.

O objetivo do evento foi sensibilizar a categoria dos profissionais de contabilidade a respeito da importância da destinação de parte do IRPF aos fundos, demonstrando o papel dos contadores no processo de divulgação e incentivo dessa prática, uma vez que eles são os principais profissionais responsáveis pela orientação e preenchimento da Declaração do Imposto de Renda.

Dentre as questões abordadas no evento, foi mencionada a possibilidade de destinação de parcela do IRPF diretamente na declaração para os Fundos do Idoso (até o ano passado, essa possibilidade só existia para os Fundos da Criança e do Adolescente), sendo possível a destinação de até 3% do valor do imposto devido para cada um dos tipos de fundos.

Foi apresentado, também, um manual, desenvolvido pela Delegacia da Receita Federal de Guarulhos em parceria com o Codemgru, com o passo-a-passo de como fazer a destinação diretamente na declaração.

Desenvolvido pelo DIT
saiba mais...